Pages

quinta-feira, maio 17, 2012

104 FM e Farroupilha AM permanecem isolados na nova pesquisa de audiência em Porto Alegre

O blog do Sageba divulgou a mais nova pesquisa de audiência de rádio da grande Porto Alegre, do mês de maio. Confira a pesquisa do Ibope na íntegra:

A FM 104 continua disparada a líder nas pesquisas, e sua co-irmã Eldorado (96.7) mantém a segunda posição na segunda medição consecutiva. A diferença entre Eldorado e Cidade (92.1) continua de um ponto, o que aumenta a disputa entre a Rede Pampa de Comunicação e o Grupo RBS. A distância entre a terceira colocada, Cidade, e a primeira, FM 104, continua de quase sete pontos.

Na rádio Cidade dois comunicadores saíram da equipe e alguns programetes foram extintos da programação. Na FM 104 a novidade fica por conta da programação ao vivo na internet durante A Voz do Brasil.

Destaque nesse mês para o aumento de quase dois pontos na audiência da rádio Gaúcha (93,7), emissora do Grupo RBS, que também teve aumento nos seus números do AM 600 em quase um ponto.

Nas emissoras jovens todas caíram! Assim a Atlântida (94,3) conseguiu abrir mais de meio ponto de distância da sua principal rival, a Jovem Pan 2 (97,5), emissora da Rede Pampa de Comunicação, que possui cinco emissoras entre as dez primeiras colocadas do IBOPE.

Ipanema (94,9), Pop Rock (107,1) e Rádio do Verão (90,3) também apresentaram quedas pequenas em seus números. A última já executa chamadas de expectativa, desde o mês de março, com o nome de Rádio Sports, inclusive no sistema RDS. As emissoras ocupam a 12ª, 13ª e 21ª colocação respectivamente.

Na faixa das emissoras “adultas”, tudo igual… Continental (98,3) e Antena 1 (89,3) seguem com seus índices praticamente iguais, ambas com um pequeno aumento em seus números de ouvintes. Entre elas, outra emissora da Rede Pampa, a Liberdade (95,9), voltada ao público tradicionalista do RS.

A emissora sertaneja do Vale dos Sinos, a Alegria (92,9) continua em 10ª colocada nas pesquisas, seguida pela emissora adulta do Grupo RBS, Itapema (102,3). Falando em Itapema, existe um “boato” de que a emissora deixaria Santa Maria, dando lugar à emissora do mesmo grupo, a rádio GAÚCHA FM, com direito a programação local, mas como disse, isso é apenas uma especulação até o momento.

Como disse no início da matéria, algumas “surpresas” vem aparecendo nas últimas pesquisas, como o aumento de ouvintes em emissoras como a Rede Aleluia (100,5), Aliança FM (106,3) e Sara Brasil (95,5). Guaíba FM (101,3) cresceu pouca coisa, BandNews (99,3) caiu um pouco, Cultura (107,7) também cresce um pouquinho… Princesa (101,9), agora Grenal, mantém seus números e a Rádio do Verão quase some das pesquisas.

No AM os números não mudaram muito… O primeiro lugar segue sendo ocupado pela Farroupilha (680) com quase 50% dos ouvintes do AM, seguida pela emissora do mesmo grupo (RBS), a Gaúcha (600) e na terceira posição a rádio Caiçara (1020) da Rede Pampa, as duas últimas mostrando aumento de quase um ponto cada.

Na quarta colocação aparece a Guaíba (720), emissora do Grupo Record, que teve uma pequena queda nos seus números e vem sendo seguida de perto pela Pampa AM 970 que segue com quase um ponto de distância para a sexta colocada, a BAND 640, do Grupo Bandeirantes. Para fechar o ranking das primeiras do AM, a Esperança (1390) aparece ocupando a sétima posição, com queda de quase um ponto.

Esse é o cenário das emissoras da capital em maio, aguardaremos a medição do mês de junho, onde alcançaremos metade de 2012 e já teremos uma noção de audiência da Grenal no FM e, quem sabe, uma nova emissora com programação esportiva no FM Porto Alegrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário